quarta-feira, 23 de março de 2011

Biografia de Abel

Abel Braga começou no Fluminense em 1968, sendo integrado ao elenco profissional em 1971, ano em que conquistou seu primeiro título de campeão carioca, repetindo este feito em 1973, 1975 e 1976 pelo Fluminense.

No ano de 1973, foi cedido por empréstimo ao Figueirense para disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano, tendo atuado em 18 partidas pelo clube catarinense e marcado um gol.

Em 1977 se transferiu para o Vasco da Gama, onde sagrou-se campeão carioca novamente, em 1977. Foi pelo clube de São Januário que Abelão, como também era conhecido, firmou-se como titular, já que no Fluminense geralmente era reserva (voltando a ser titular da Seleção Brasileira, na época comandada pelo Técnico Claúdio Coutinho).

Três anos após a sua chegada ao Vasco da Gama, ele transferiu-se para o exterior. Paris foi o seu destino para defender o Paris Saint-Germain. Permaneceu na França entre os anos de 1978 a 1980, até regressar ao Brasil para jogar pelo Botafogo, de 1983 a 1984.

Em 1985 foi contratado pelo Goytacaz, onde, no mesmo ano, encerrou a carreira.
[editar] Seleção Brasileira

Pela Seleção Brasileira atuou em cinco partidas[1] e pertenceu ao elenco da Copa do Mundo de 1978. Sua primeira partida foi em 11 de dezembro de 1971 na vitória por 1 a 0 contra o Peru e sua última partida foi em 25 de Maio de 1978, em um empate por 2 a 2 contra a Seleção Gaúcha.
[editar] Como treinador

A sua carreira como treinador começou no mesmo clube onde ele encerrou a carreira de jogador, o Goytacaz.Formou-se em Educação Física e no ano seguinte foi para Portugal treinar o Rio Ave, regressando ao Brasil em 1987 para assumir o comando da equipe do Botafogo, onde já havia trabalhado como jogador. Foi curta a sua passagem pelo alvinegro carioca e no mesmo ano seguiu para Recife para treinar o Santa Cruz.
[editar] O salvador em Portugal

Em 1988 assumiu o Internacional, deixando o cargo no ano seguinte para voltar a Portugal para assumir o comando do Famalicão, que estava na 2ª divisão do Campeonato Português. No seu primeiro ano no clube, Abel conseguiu levá-lo de volta à 1ª divisão. Na temporada 90/91 os resultados não foram bons, mas Abel conseguiu manter o clube na 1ª divisão, terminando a competição em 18º. Abel permaneceu no clube até metade da temporada 91/92, quando voltou a treinar um clube que se encontrava na 2ª divisão, o Belenenses. Mais uma vez ele conseguiu levar um clube de volta à 1ª divisão e com isso foi mantido no cargo para a temporada 92/93. Nessa temporada Abel levou o clube do Restelo a 7ª posição do Campeonato Português, permanecendo no cargo para a temporada seguinte. Mas o treinador não permaneceu até o fim da temporada, trocando o Belenenses pelo Vitória de Setúbal, que terminou em 8º. Os resultados obtidos com os clubes que se encontravam na 2ª divisão, deram a Abel notoriedade entre os clubes portugueses.
[editar] O regresso ao Brasil

Após cinco anos em Portugal, o treinador voltou ao Brasil em 1995, para assumir o Vasco da Gama, onde jogou por três anos. Mas a sua carreira como treinador do clube carioca não durou tanto tempo e após apenas dois meses como treinador, foi demitido. Em seguida, novamente assumiu o comando do Internacional até o final do ano seguinte. No Ano de 2011 novamente regressa ao Brasil, mas dessa vez para o Fluminense.
[editar] Os três paranaenses

Em 1997 assumiu o Atlético Paranaense e permaneceu no cargo por um ano. No ano seguinte treinou o Coritiba ganhando o estadual depois de 10 anos e o Paraná Clube por um período muito curto, mas suficiente para conseguir ser treinador dos três maiores clubes do Paraná e de forma seguida.

A sua passagem pelo Paraná Clube foi curta pois pouco tempo depois de assumir a equipe, ele recebeu uma proposta para retornar ao Vasco da Gama. O clube passava por um momento difícil após a derrota no Campeonato Mundial de Clubes e Abel foi contratado. Depois de algus meses no comando vascaíno, ele recebeu uma proposta de um clube francês, deixando o Vasco às vésperas da grande decisão do campeonato carioca. Essa passagem pelo Vasco, apesar de rápida, foi notória devido à goleada de 5x1 sobre o Flamengo no domingo de Páscoa. Em Julho de 2000, como já estava combinado desde a saída dele do Vasco, ele foi contratado pelo Olympique de Marselha.

De volta ao Brasil em 2001, treinou o Atlético Mineiro e o Botafogo, pela segunda vez. Mas Abel não ficou muito tempo no Botafogo, pedindo demissão no ano seguinte, devido o fraco elenco do clube.[2] Ainda em 2002, treinou novamente o Atlético Paranaense.

Em 2003 assumiu a Ponte Preta com o objetivo de manter o clube na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro. A posição final não foi muito boa (21º), mas o objetivo foi alcançado e no fim do ano ele deixou o clube com a missão cumprida.[3]
[editar] As derrotas na Copa do Brasil

Valorizado no mercado de treinadores, assumiu o Flamengo em 2004,[4] tendo como auxiliar-técnico o ex-jogador Andrade.[5] O rubro-negro carioca tinha um projeto, comandado por outro ex-jogador, Júnior, que visava assegurar uma vaga para a Taça Libertadores da América do ano seguinte. Abel levou o clube ao título do Campeonato Carioca de 2004 e à final da Copa do Brasil do mesmo ano. Porém na decisão contra o Santo André, após empatar o primeiro jogo em 2 a 2, foi derrotado no Maracanã por 2 a 0, perdendo assim a chance de conquistar o título e consequente vaga para a Taça Libertadores. Após o jogo Abel declarou que esta tinha sido a maior derrota na sua carreira.[6]

Em 2005, após seis meses longe do futebol, Abel voltou ao clube onde iniciou a carreira de jogador e assumiu o cargo de treinador do Fluminense, completando assim o ciclo dos quatro grandes do Rio de Janeiro. Com o tricolor carioca ele conquistou mais um título do Campeonato Carioca e teve a oportunidade de disputar outra final da Copa do Brasil, porém mais uma vez foi derrotado por um clube de São Paulo, o Paulista.

Diferente da atitude da diretoria do Flamengo que o demitiu após a derrota na final, a diretoria tricolor manteve o treinador no cargo para a disputado Campeonato Brasileiro, visando uma boa posição que garantisse uma vaga à Taça Libertadores. Abel quase conseguiu alcançar esse objetivo, terminando em 5º, apenas uma posição abaixo da zona de classificação à Taça Libertadores. Na Copa Sul-Americana daquele ano, ele conseguiu levar o Fluminense às quartas-de-final.
[editar] A conquista mundial

Em 2006 Abel voltou a Porto Alegre para assumir mais uma vez o comando do Internacional. Esta passagem tornou-se a mais vitoriosa dele em todos os clubes. O começo não foi feliz e no primeiro trimestre acabou perdendo o título do Campeonato Gaúcho após dois empates com o Grêmio, mas foi mantido pela diretoria para a disputa da Taça Libertadores que já estava a decorrer. A confiança foi retribuída e Abel conduziu o Internacional ao seu primeiro título da Taça Libertadores, após uma final disputada com o então campeão do mundo São Paulo. O título garantiu a presença do Internacional no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA em Dezembro daquele ano. Abel não perdeu a oportunidade e conquistou o título mundial após derrotar o Barcelona na final. No Campeonato Brasileiro Abel levou o Internacional à 2ª posição.

Com as conquistas, Abel foi mantido para o ano seguinte para a continuidade do trabalho, renovando o contrato por mais um ano.[7] Mas os bons resultados não se repetiram. No Campeonato Gaúcho a equipe colorada não passou da primeira fase e na Taça Libertadores não chegou às oitavas-de-final. Após os fracassos Abel foi demitido do cargo.[8]

Ao sair do clube colorado, o treinador declarou ter propostas do exterior incompatíveis com o mercado brasileiro. Porém, após recusar propostas do Cruzeiro[9] e do Atlético Mineiro,[10] e de admitir propostas de um clube da França e de um clube dos Emirados Árabes Unidos não acertou com nenhum clube.[11] Abel acabou por voltar ao Internacional apenas quatro meses após ter sido demitido.[12]

Após o retorno ao Internacional, Abel ainda levou o clube gaúcho a conquista do Campeonato Gaúcho de 2008 sagrando uma goleada de 8 a 1 sobre o Juventude no Estádio Beira Rio após derrota de 1 a 0 em Caxias. O título para Abel era inédito, embora tenha sido campeão regional em quase todos os times que passou. Abel acabou sendo contratado pelo Al-Jazira poucas semanas após a conquista, dando espaço para Tite, o novo treinador. onde no clube dos Emirados conquistou a Copa do Presidente e o Campeonato Local, chegando até ser citado para comandar a Seleção do país, mas preferiu acertar seu retorno para o Fluminense, clube que esperou três meses após a saída de Muricy Ramalho[13].
[editar] O mau temperamento

Ao longo da sua carreira Abel Braga sempre foi visto como uma pessoa que não media as palavras, por vezes causando embaraços aos dirigentes e jogadores por suas declarações. No Botafogo, quando treinador, foi a público por diversas vezes reclamar da falta de reforços, o que acabou mais tarde resultando no seu pedido de demissão. O ano de 2006 foi, além de marcante pelos títulos, também marcante pelas suspensões. Em Outubro foi suspenso por 30 dias por insultos ao árbitro Vagner Tardelli.[14] No mesmo ano foi julgado mais duas vezes pelo STJD por ter comparecido ao vestiário do Internacional em dois jogos no período em que ainda cumpria a pena anterior, sendo uma vez absolvido[15] e a outra punido com 90 dias de suspensão.[16] Ainda em 2006, mas referente a um caso de 2001, quando treinava o Atlético Mineiro, foi dado início a um processo contra Abel em nome do árbitro Luiz Carlos Silva por danos morais.[17]
[editar] Títulos (Jogador)

Fluminense

* Unknown Trophy.svg Campeonato Carioca: 1971, 1973, 1975 e 1976.

Vasco da Gama

* Unknown Trophy.svg Campeonato Carioca: 1977

[editar] Outras Conquistas

Fluminense

* Rio de Janeiro Taça Guanabara: 1971 e 1975
* Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro : 1973

Vasco da Gama

* Rio de Janeiro Taça Guanabara: 1977

[editar] Títulos (Treinador)

Atlético Paranaense

* Unknown Trophy.svg Campeonato Paranaense: 1998

Coritiba

* Unknown Trophy.svg Campeonato Paranaense: 1999

Flamengo

* Unknown Trophy.svg Campeonato Carioca: 2004

Fluminense

* Unknown Trophy.svg Campeonato Carioca: 2005

Internacional

* CONMEBOL - Liberators Cup.svg Copa Libertadores da América: 2006
* Trofeu mundial fifa01.svg Campeonato Mundial de Clubes da FIFA: 2006
* Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho: 2008

Al Jazira

* =Emirados Árabes Unidos UAE President's Cup: 2011
* =Emirados Árabes Unidos UAE League: 2011

[editar] Outras Conquistas

Vasco da Gama

* Rio de Janeiro Taça Guanabara: 2000

Flamengo

* Rio de Janeiro Taça Guanabara: 2004

Fluminense

* Rio de Janeiro Taça Rio: 2005
* Brasil Troféu João Saldanha: 2011
* Rio de Janeiro Taça Guanabara: 2012

Internacional

* =Emirados Árabes Unidos Copa Dubai: 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário