quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fontana



Nome: Jose de Anchieta Fontanta
Posição: Zagueiro
Nascimento: 31/12/1940-09/09/1980
Local de Nascimento: Santa Teresa, ES
Período No Cruzeiro: 1969-1974
Títulos

Biografia

Links relevantes

Video: m 1970, Piaza, Tostão, Fontana e Dario - Chegada dos Tricampeões do Mundo.

História

 
O “Xerife” Fontana
Conhecido como “Xerife”, em função da forma corajosa, dura e viril, mas não desleal, com que atuava, Fontana se destacou no Vasco na década de 60, ao formar dupla de zaga com Brito. Depois do time cruzmaltino, José Anchieta Fontana se transferiu para o Cruzeiro, clube que defendeu entre 1969 e 74.
Foi como atleta celeste que Fontana disputou a Copa do Mundo de 1970, no México, em que o Brasil conquistou o tricampeonato, sob o comando de Zagallo. No Mundial, o zagueiro cruzeirense acabou na reserva, já que o treinador optou por improvisar o volante Piazza, seu companheiro de Cruzeiro, na defesa.
Nascido nas montanhas do Espírito Santo, mais precisamente na cidade de Santa Tereza, a 31 de dezembro de 1940, Fontana iniciou sua carreira nas divisões de base do Vitória, mas, profissionalmente, seu primeiro time foi o também capixaba Rio Branco.
Mas foi no Rio que o zagueiro forte e de muita raça, que não alivia nem mesmo nos treinos, conseguiu se projetar. Ele formou zaga de sucesso com Brito, igualmente tricampeão mundial no México e que também jogaria no Cruzeiro, em 1970, em sua companhia.
Fontana chamava atenção também pelo seu porte físico, já que era alto e tinha os olhos verdes. No Cruzeiro, integrou o time formado por craques como Tostão, Raul, Natal, Dirceu Lopes, Zé Carlos e Piazza, entre outros.
Passou à história como um dos mais implacáveis marcadores do “Rei” Pelé, desde a época de Vasco e depois também pelo Cruzeiro. Depois de ter sido um dos 47 convocados por Vicente Feola no período de preparação para a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, foi convocado por João Saldanha para as eliminatórias do Mundial de 70.
Tornou-se então uma das “feras do Saldanha” e, durante a Copa, ficou na reserva de Piazza. Jogou apenas contra a Romênia, quando o Brasil ganhou por 3 a 2, e teve atuação destacada à época.
De volta ao Cruzeiro, seguiu no clube celeste até 1974, quando encerrou a carreira. Casou-se com a mineira Andréia Simão, com quem teve três filhos: Fabrício, Sabrina e Bernardo.
Fontana voltou ao Espírito Santo, onde tornou-se fazendeiro e comerciante, além de ter investido em imóveis. Morreu, aos 39 anos, em 1980, vítima de um infarto, quando jogava futebol com amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário