terça-feira, 12 de agosto de 2014

Martinez (Luiz Fernando Lojudice Martinez)





Nome completo: Luiz Fernando Lojudice Martinez
Data de Nascimento: 21/04/1980 - Magda SP
Posição: Meio campo
Período no Cruzeiro: 2003-2006



*********************


Primeiras conquistas e grave lesão: Martinez viveu momentos distintos no Cruzeiro

Volante foi titular no início da temporada 2003, mas uma séria lesão o tirou de campo




    





 postado em 10/02/2015 08:32 / atualizado em 10/02/2015 10:28



 Marcelo Sant'Anna/Estado de Minas
O volante Martinez, sem clube desde o fim do ano passado quando deixou o Criciúma, foi uma das contratações certeiras do Cruzeiro em 2003. Chegou e caiu como uma luva no meio-campo armado por Vanderlei Luxemburgo. Mas aquele ano inesquecível pela conquista da Triplice Coroa acabou em pesar para Martinez: uma séria lesão no joelho o tirou de combate por grande parte da temporada. Depois da contusão, o então promissor jogador não conseguiu deslanchar na carreira.

“As contusões impediram que eu chegasse mais longe. Poderia, sim, ter jogado na Seleção Brasileira, mas são coisas que acontecem na carreira de um jogador”, contou, resignado.

A lesão ocorreu na sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em partida contra o Guarani, clube no qual foi revelado, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Ele sofreu um pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo. Confirmado a gravidade (rompeu ligamento e passou por cirurgia), ficou afastado dos gramados até o fim daquele ano.

No início de 2003, contudo, Martinez foi titular absoluto do Cruzeiro. Ao lado de Gomes, Maurinho e Mota, participou de todos os jogos do clube celeste no Campeonato Mineiro. Habilidoso, era dono de um passe refinado na saída de bola. Com ele em campo, a Raposa foi campeã invicta, com dez vitórias e dois empates, aproveitamento de 88,9%. Foi o primeiro título do volante.

“Foi especial porque foi minha primeira conquista. Tenho na memória que ganhamos da URT por 4 a 0 e assim que o jogo terminou saímos em um carro de Corpo de Bombeiros até o aeroporto. Depois, festejamos em Belo Horizonte”, relembra.

Para Martinez, o sucesso da equipe campeã da Tríplice Coroa passa diretamente pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. “Ele é um mestre. O melhor técnico com quem trabalhei e continua sendo um dos melhores do país. Soube montar com muita sabedoria, ao lado da diretoria, um elenco muito qualificado”.




Juarez Rodrigues/Estado de Minas
A conquista do Campeonato Brasileiro foi se desenhando ao longo da brilhante campanha. Mas, ainda na largada daquela caminhada, Martinez já se convencia de que o título chegaria. Antes da partida contra o São Paulo, no Morumbi, pela segunda rodada, um fato curioso chamou a atenção do volante. Àquela altura, o grupo já dava demonstração de maturidade e confiança.

“Eu trabalhei com o Luxemburgo no Palmeiras e Cruzeiro, por um bom tempo. E ele sempre foi um treinador de fazer palestras fortes, para mexer com os jogadores. O curioso é que nesse jogo contra o São Paulo, que também tinha um grande time, ele chegou no hotel e perguntou se a gente estava pronto. Dissemos com a maior naturalidade que sim, e então ele balançou a cabeça e disse para ganharmos o jogo. Não falou mais nada. Ali ficou claro pra mim que no fim do campeonato algo de muito bom nos esperava”.

O Cruzeiro venceu o São Paulo por 4 a 2, com um gol de Alex e três de Deivid. No fim, um desempenho mágico do clube celeste na primeira edição do Brasileiro por pontos corridos: 31 vitórias, 7 empate e 8 derrotas. Martinez participou apenas das seis primeiras rodadas.

Carreira

Martinez ficou no Cruzeiro até 2007. Não conseguiu dar continuidade ao bom começo na Toca da Raposa II e foi negociado com o Palmeiras. Pelo clube do Palestra Itália, foi campeão Paulista, em 2008. Depois acertou com o Cerezo Osaka, do Japão. Passou por Náutico e Criciúma. Hoje está sem clube.

“Tive duas propostas de clubes do interior de São Paulo, mas não chegamos a um acordo”, disse. “Eu não gosto de enganar ninguém, enquanto estiver produzindo vou continuar jogando. Sei que ainda tenho futebol”, acrescentou.

O volante, contudo, já começa a preparar sua vida fora das quatro linhas. “Quero começar a estudar e seguir no futebol. Tenho contato com alguns treinadores, penso em fazer estágio e quem sabe virar treinador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário