Nome completo: Luiz Fernando Lojudice Martinez
Data de Nascimento: 21/04/1980 - Magda SP
Posição: Meio campo
Período no Cruzeiro: 2003-2006
*********************
Primeiras conquistas e grave lesão: Martinez viveu momentos distintos no Cruzeiro
Volante foi titular no início da temporada 2003, mas uma séria lesão o tirou de campo
postado em 10/02/2015 08:32 / atualizado em 10/02/2015 10:28
“As contusões impediram que eu chegasse mais longe. Poderia, sim, ter jogado na Seleção Brasileira, mas são coisas que acontecem na carreira de um jogador”, contou, resignado.
A lesão ocorreu na sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em partida contra o Guarani, clube no qual foi revelado, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. Ele sofreu um pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo. Confirmado a gravidade (rompeu ligamento e passou por cirurgia), ficou afastado dos gramados até o fim daquele ano.
No início de 2003, contudo, Martinez foi titular absoluto do Cruzeiro. Ao lado de Gomes, Maurinho e Mota, participou de todos os jogos do clube celeste no Campeonato Mineiro. Habilidoso, era dono de um passe refinado na saída de bola. Com ele em campo, a Raposa foi campeã invicta, com dez vitórias e dois empates, aproveitamento de 88,9%. Foi o primeiro título do volante.
“Foi especial porque foi minha primeira conquista. Tenho na memória que ganhamos da URT por 4 a 0 e assim que o jogo terminou saímos em um carro de Corpo de Bombeiros até o aeroporto. Depois, festejamos em Belo Horizonte”, relembra.
Para Martinez, o sucesso da equipe campeã da Tríplice Coroa passa diretamente pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. “Ele é um mestre. O melhor técnico com quem trabalhei e continua sendo um dos melhores do país. Soube montar com muita sabedoria, ao lado da diretoria, um elenco muito qualificado”.
“Eu trabalhei com o Luxemburgo no Palmeiras e Cruzeiro, por um bom tempo. E ele sempre foi um treinador de fazer palestras fortes, para mexer com os jogadores. O curioso é que nesse jogo contra o São Paulo, que também tinha um grande time, ele chegou no hotel e perguntou se a gente estava pronto. Dissemos com a maior naturalidade que sim, e então ele balançou a cabeça e disse para ganharmos o jogo. Não falou mais nada. Ali ficou claro pra mim que no fim do campeonato algo de muito bom nos esperava”.
O Cruzeiro venceu o São Paulo por 4 a 2, com um gol de Alex e três de Deivid. No fim, um desempenho mágico do clube celeste na primeira edição do Brasileiro por pontos corridos: 31 vitórias, 7 empate e 8 derrotas. Martinez participou apenas das seis primeiras rodadas.
Carreira
Martinez ficou no Cruzeiro até 2007. Não conseguiu dar continuidade ao bom começo na Toca da Raposa II e foi negociado com o Palmeiras. Pelo clube do Palestra Itália, foi campeão Paulista, em 2008. Depois acertou com o Cerezo Osaka, do Japão. Passou por Náutico e Criciúma. Hoje está sem clube.
“Tive duas propostas de clubes do interior de São Paulo, mas não chegamos a um acordo”, disse. “Eu não gosto de enganar ninguém, enquanto estiver produzindo vou continuar jogando. Sei que ainda tenho futebol”, acrescentou.
O volante, contudo, já começa a preparar sua vida fora das quatro linhas. “Quero começar a estudar e seguir no futebol. Tenho contato com alguns treinadores, penso em fazer estágio e quem sabe virar treinador”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário